Grana curta? É possível se divertir em São Paulo sem gastar

Início de ano é sempre complicado. Além das despesas mensais, esse período ainda reserva contas extras como IPTU, IPVA, matrículas de cursos e compra de material escolar para quem tem filhos. E essas despesas extras acabam nos deixando sem dinheiro, restando poucas opções para o final de semana, como a piscina do vizinho, um filme no Netflix ou uma caminhada no parque. Certo?! Não.

Em São Paulo, a falta de dinheiro não é sinônimo de escassez de diversão e cultura. Com muito pouco ou nada é possível assistir peças incríveis, filmes, concertos de música clássica e até aprender a cozinhar. Pensando nisso, preparei uma lista com cinco programas “top” que fiz na cidade, sem gastar um centavo:

1) MUSICAL “O HOMEM DE LA MANCHA” NO SESI-SP Inspirada em Don Quixote, de Cervantes, essa adaptação feita por Miguel Falabella, oferece uma encenação original e surpreendente. É ambientada em um manicômio brasileiro do final dos anos 30, com muitas referências da obra do Bispo do Rosário – artista plástico que ficou internado 50 anos em um hospício. Incrível!

Teatro do Sesi-SP: Avenida Paulista, 1313. Horário: Quartas, quintas e sextas às 21h. Sábados às 17h e às 21h. Domingos às 15h e às 19h. Até dia 28/06. É possível fazer a reserva online pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi ou tentar um dos 50 ingressos distribuídos no dia. Para isso, chegue 2h antes da bilheteria abrir.

2) TEATRO ÀS TERÇAS NO ITAÚ CULTURAL Desde o início desse mês, está em cartaz o programa Terça Tem Teatro, promovido pelo Itaú Cultural. Consiste em uma série de espetáculos teatrais, todos eles apresentados às terças-feiras, como o próprio nome sugere. A estreia aconteceu no dia 3 de fevereiro com Chorinho. No dia 10, foi apresentado Verbo, de Cássio Pires e no dia 24, será apresentado Cine Monstro, de Daniel MacIvor. Todas as peças são gratuitas e começam às 20h.

Terça Tem Teatro: 24 de fevereiro de 2015, às 20h, na Sala Itaú Cultural (Av. Paulista, 149). Distribuição de ingressos 30 minutos antes do início do espetáculo.

3) CONCERTOS NA SALA SÃO PAULO A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo inicia neste mês a programação da série Concertos Matinais, com apresentações aos domingos, às 11h. É a oportunidade de conferir diferentes repertórios clássicos em um ambiente que reúne sofisticação com o charme do centro “velho” da cidade. E tudo isso sem gastar um centavo. O primeiro concerto, no domingo (22), fica a cargo da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, sob o comando do regente Marcos Sadao Shirakawa. Vale lembrar que os ingressos são disputados. Começam a ser distribuídos na bilheteria da Sala São Paulo, na segunda-feira anterior, limitados a quatro por pessoa – a partir de cinco ingressos, é cobrado o valor simbólico de R$2,00 -, e geralmente se esgotam no mesmo dia.

Sala São Paulo: Praça Júlio Prestes, nº 16 – centro. Domingos, às 11h.

4) CURSO DE CULINÁRIA DA BARILLA Se você é um desastre na cozinha, saiba que existe um curso aqui em São Paulo que pode te ajudar a mudar essa triste realidade. E o melhor: é de graça! A Barilla, maior fabricante de massas do mundo, oferece há 4 meses, um curso com o chef Paulo Turziani, onde ele ensina receitas simples e deliciosas com as massas vendidas pela empresa. A inscrição é feita pelo próprio site da Barilla e a aula, ministrada na cozinha da empresa, ainda dá direito a avental e chapéu de chef. É recomendado a todos que apreciam a culinária italiana e também aqueles que, como eu, chegaram aos 20 anos, sem ter aprendido o básico.

Espaço Esperienza Barilla: Alameda Vicente Pinzon, 144 – 6º andar – Vila Olímpia, São Paulo (SP). A inscrição é feita pelo site da empresa: http://www.barilla.com.br. Em fevereiro, o chef Paulo Turziani sairá de férias, mas em março, ele estará de volta com novas receitas. Fique atento ao calendário, pois é suuuuuper concorrido.foto4

5) DANÇA, MÚSICA E TEATRO NO MINHOCÃO Uma opção bem legal (e gratuita!) para o final de semana é o espetáculo Esparrama Amigos pela Janela, novo projeto do Grupo Esparrama. Como o próprio nome sugere, consiste em uma série de intervenções artísticas (interpretação, dança, música, teatro…) usando como palco, a janela de um edifício. O edifício em questão fica na rua Amaral Gurgel, de frente para o Minhocão. O projeto configura, portanto, uma das poucas iniciativas artísticas a ocupar o Elevado Costa e Silva regularmente. A próxima apresentação, no domingo (22), fica a cargo do Circo do Ronaldo Aguiar. Simples, lúdico e bem divertido! Vale a pena conferir!

Esparrama Amigos pela Janela: Elevado Costa e Silva, entre os acessos Consolação e Santa Cecília, região central. Domingo, dia 22/02, às 16h. Duração: 45 minutos.04-copy

Matéria publicada no São Paulo Times, dia 12.02.15.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s