Retiro express em templo tibetano

foto1

Apesar de amar viver em São Paulo, preciso confessar que às vezes, fico um pouco desanimada com o ritmo de vida que ela exige. Ter a vida – casa, faculdade e trabalho – resolvida num raio de 25 km é um luxo do qual poucos dispõem. Trabalhar num esquema “home office” também está fora de cogitação para 99,99% das pessoas. Portanto, acredito que para compensar essa vida a toque de caixa, repleta de congestionamentos, filas, metas e compromissos inadiáveis – enfim, uma rotina que assusta -, é preciso tornar o final de semana um momento sagrado e tranquilo.

Buscar a paz interior em um templo budista implicaria um ano sabático, uma grande viagem de peregrinação – até a China, Tibete ou Camboja – um orçamento pra lá de generoso e claro, que você renunciasse a essa vida caótica da qual, no fundo, você tanto curte. Mas, uma vez estando em São Paulo, é possível ir em um final de semana.

A apenas 30 km da Pauliceia, na cidade de Cotia (SP), é possível desapegar-se da rotina, se isolando em retiros express de yoga, meditação e silêncio no Templo Odsal Ling. O terreno foi comprado em 2001, no alto de uma colina, graças a generosidade de alunos da sanga do Chagdud Gonpa espalhados por todo o mundo. Hoje, consiste em um exemplar autêntico da arquitetura tibetana, com riqueza de cores e ornamentos. Algo impensável de se ver em terras brasileiras.foto7 foto4 foto3

Difícil é não cair no lugar comum de chamar o local de “surreal”. Ele chama a atenção dos visitantes já na entrada, graças a sua arquitetura de estupas – o famoso pagode, tão comum no oriente – e também pela tranquilidade daqueles que habitam suas dependências.

Além do silêncio magistral, o templo possui um colorido intenso e harmônico, composto de estátuas, mandalas, lamparinas, preces e rodas de oração (cilindros rotatórios). É possível aprender um pouquinho sobre os ensinamentos do Budismo com os guias locais, comer em um restaurante vegetariano, fazer uma aula de yoga (veja datas e horários) e até meditar. É, portanto, um ótimo lugar para relaxar, renovar as energias e começar bem 2015.

foto2 foto6

Templo Odsal Ling: Rua dos Agrimensores, 1.461 – Cotia (SP) / Fone: (11) 4703-4099 e 3885-3945.

Matéria publicada no São Paulo Times, dia 08.01.15.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s