De hospital abandonado a maternidade de ideias

15b

Já disse aqui, mais de uma vez, sobre o erro de querer achar a sua cidade em outra, quando você precisou deixá-la por qualquer motivo. Ficar comparando uma cidade praiana, como o Rio, com uma grande metrópole, como São Paulo, é uma atitude instintiva na maioria das vezes, mas convenhamos quase sempre desprovida de bom senso.

A maior cidade do Brasil não possui praia, biscoito Globo, nem quiosques à beira mar. Mas nem por isso é menos interessante. Pelo contrário. São Paulo é uma cidade que se reinventa a todo instante e que está sempre na moda, colocando a sua criatividade em ação para se transformar em um espaço melhor.

O exemplo mais recente dessa singularidade da cidade é a exposição “Made By… Feito por brasileiros”, no antigo Hospital Umberto Primo, na Alameda Rio Claro, 190 – Bela Vista. Se trata de um novo rumo para um enorme e histórico prédio que permaneceu fechado nas duas últimas décadas.

Com curadoria de Marc Pottier e Simon Watson, a exposição que reúne obras de mais de 100 artistas brasileiros e internacionais, acontece no mesmo espaço que viu nascer 500 mil paulistanos.

06b07b11b

O prédio foi construído em 1904, através de doações da colônia italiana, para atender a sua gente. A maior doadora foi a família Matarazzo, e daí o apelido que ganhou de “Hospital Matarazzo”. No ano seguinte à inauguração, a proposta do hospital mudou, passando a atender pacientes de todas as origens e classes sociais, gratuitamente. Foi fechado em 1993 por falta de recursos e vendido à Previ – Caixa de Previdência dos funcionários do Banco do Brasil – em 1996, para possíveis negociações futuras.

Como alguns prédios do complexo foram tombados após a compra, a jóia rara da Previ acabou largada, sujeita a todo tipo de intempérie. Foi ressuscitada recentemente com a compra pelo grupo Allard, proprietário do hotel 5 estrelas Le Royal Monceau, em Paris.

A ideia do grupo é transformar o espaço de 27 mil metros quadrados em um centro de criatividade, que incluirá salas de cinema, teatro, estúdios de produção para filmes, música e arte, espaço para o desenvolvimento de artesanato e moda, além de um hotel de luxo bem no coração de São Paulo.

A exposição “Made By… Feito por brasileiros” foi criada para chamar a atenção para o novo futuro do prédio. A reforma começará assim que a exposição acabar e terminará somente em 2018. Ou seja, a expo é uma oportunidade única de ver obras de artistas consagrados – como Tunga, Vik Muniz, Beatriz Milhazes, Lygia Clark, entre outros –, em um espaço que parece mal assombrado tamanho o descaso no qual se encontrava. É de arrepiar. E não é pouco…

13b09b10b

“Made by…Feito por brasileiros”: Endereço: Alameda Rio Claro, 190 – Bela Vista. De 9 de setembro a 12 de outubro. Terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

Matéria publicada no São Paulo Times, dia 18.09.14.

Anúncios

Um comentário sobre “De hospital abandonado a maternidade de ideias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s