Flores recicladas ganham um nobre destino na Pauliceia

flor1b

Quem acha que São Paulo é uma cidade cinza, fria e com poucas opções de diversão baratas é porque nunca esteve na cidade ou pior ainda, nunca se dispôs a ver o que ela tem de melhor. Esse é o principal problema dos estereótipos. Mas uma vez superados (ufa!), surge uma cidade rica e instigante.

A realidade é que em cada esquina da Pauliceia existe um recanto a ser explorado e admirado. Pode ser uma loja diferente, um movimento artístico novo, um museu com uma coleção peculiar, ou mesmo um projeto voluntário encantador. Por que não?

Esse projeto, que eu tive o privilégio de conhecer no último domingo, é uma das coisas mais lindas que já encontrei na Pauliceia. Criado em 2010 pela florista Helena Lunardelli, o Projeto Flor Gentil, como o próprio nome sugere, consiste num ato simples, mas muito gentil.

A ideia é proporcionar um novo e nobre destino às flores que decoram casamentos, formaturas e aniversários e que, quase sempre, acabam no lixo. De que forma? Uma vez doadas ao projeto, elas passam pelas mãos da equipe de voluntários e se transformam em pequenos arranjos que serão levados até aqueles que mais precisam de amor, carinho e atenção: moradores de asilos e casas de repouso.

flor6bflor7bflor5b

O trabalho é semanal e realizado por vários voluntários em um galpão na Vila Madalena. Não, não é preciso ser nenhum especialista em flores para ajudar. Basta aparecer lá com vontade que os voluntários mais antigos se encarregam de ensinar a desfazer os arranjos doados, a selecionar as melhores flores e a montar os pequenos arranjos que serão entregues.

A minha ideia no último domingo era conhecer o espaço e acompanhar de perto o trabalho dos voluntários. Mas em pouquíssimo tempo, já estava completamente envolvida, de avental e tesoura (para a poda) na mão. Além dos arranjinhos que seriam entregues posteriormente, recebemos a missão de montar 28 buquês até às 11h para um casamento muito especial: da Cleonice (61) e do Samuel (76). É ou não é lindo esse projeto?

flor8bflor9flor4b

COMO AJUDAR? É possível ajudar de duas formas: doando as flores do seu evento ou como voluntária na montagem e entrega dos arranjos. Na primeira opção, basta entrar em contato com o Flor gentil para agendar a retirada das suas flores e a entrega no galpão. Já como voluntário, é preciso aparecer no dia e hora marcados para a confecção e entrega. Oficialmente, o projeto funciona de domingo a quarta, mas como depende da quantidade e do estado das flores doadas, muitas vezes o horário varia. Por isso, o ideal é enviar um e-mail pra lá e pedir para ser incluída no mailing onde são divulgadas as datas e horários de funcionamento.

Flor Gentil: Rua Raul Adalberto de Campos, 101 – Vila Madalena. Tel: (11) 3031-5861 | E-mail: contato@florgentil.com.br | www.florgentil.com.br

Matéria publicada no São Paulo Times, dia 04.09.14.

Anúncios

Um comentário sobre “Flores recicladas ganham um nobre destino na Pauliceia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s