A menor casa da maior cidade do Brasil

donas

O post de hoje é sobre uma casa em São Paulo que, ao contrário da música de Vinicius de Moraes, tem tudo. Tem mesa de jantar, mesa de piquenique, cama, armário, sofá, cadeira de balanço, cristaleira, mesa de bilhar e até lareira. E tudo isso no melhor estilo vintage. Chique, né?! Mas o mais curioso dessa casa, ou melhor “casinha”, é que a mobília está numa escala de 1:12 (doze vezes menor que o modelo original). Não entendeu? Explico.

Casinha Pequenina, como o próprio nome sugere, é uma loja especializada em miniaturas de casa. Uma espécie de loja de decoração com (mini) ambientes montados pra inspirar quem olha. É tudo tão perfeito e bem acabado que só pelas fotos (sem nenhum objeto real servindo de escala) é quase impossível dizer que se trata de miniatura, mesmo porque os materiais utilizados são, sempre que possível, os mesmos das peças originais. Sugiro uma visita, é ver para crer.

A casinha, feita com muito esmero (e paixão), está no subsolo do Shopping Eldorado. Tive a chance de conhecê-la enquanto aguardava uma sessão de cinema. Foi um achado daqueles que você se encanta logo de cara. Depois, num dia mais calmo, voltei para conhecer as moradoras: as irmãs Mila e Adriana. Elas são portadoras de nanismo e tiveram que criar o próprio negócio para garantir o sustento. É que há 20 anos não havia lei de cotas. Foram então orientadas a buscar algo que tivesse a ver com elas e por fim, acabaram transformando uma condição pessoal em uma ótima estratégia de marketing.

O “click” aconteceu durante uma viagem a Europa onde conheceram um público apaixonado pelas miudezas. Na volta, decidiram apostar no segmento. Alugaram um quiosque no Shopping Eldorado e nunca mais saíram de lá. Suas pecinhas fazem sucesso no Brasil todo e até no exterior. Inclusive, já teve até um chinês querendo comprar a loja.

Fatos interessantes:

• As irmãs Mila e Adriana possuem 1,20m e 1,30m de altura, respectivamente. Mila é formada em Artes Cênicas (Escola Macunaíma) e Adriana, em Artes Plásticas (FAAP).

• A ideia de abrir uma loja de miniaturas, sendo elas “miniaturas”, acarretou em uma ótima estratégia de marketing para a loja. Mila e Adriana já apareceram na televisão várias vezes e muitos clientes só querem ser atendidos por elas.

• A Casinha Pequenina começou em um quiosque no Shopping Eldorado em 1993. Em 1996, mudou para um quiosque maior. Em 2000, virou uma pequena loja no subsolo do mesmo shopping e desde 2003, ocupa a atual loja, também no subsolo do Shopping Eldorado. 21 anos ao todo!!!

• Durante a mudança para o shopping, Mila e Adriana receberam a orientação da ascensorista de subir pelo elevador de serviço, uma vez que, carregariam móveis. Mal sabia a ascensorista que todos os móveis da loja cabiam em 3 caixas de sapato.

• Para a confecção das peças são utilizados, entre outros materiais, madeira (para os móveis), biscuit, vidro e porcelana. É possível encontrar cadeirinha com estofado em couro, gavetinhas forradas de veludo e xicrinhas de porcelana. É tudo muuuuuito real.

• Você não precisa gastar muito para ter sua casinha: como boa parte das pecinhas são vendidas avulsas, você pode ir comprando aos poucos.

• As pecinhas levam no mínimo 1 semana para ficarem prontas e as irmãs só trabalham com artesãos brasileiros.

• A Casinha Pequenina entrou no Livro dos Recordes Brasileiro como a “Única Loja Exclusiva em Miniaturas” (RankBrasil – 2007).

camajantarcadeiraflorpoltronas

Casinha Pequenina MiniaturasShopping Eldorado (subsolo) – Tel: 011 3815-0515. A Casinha Pequenina também está no Facebook. Clique aqui.

Matéria publicada no São Paulo Times, dia 10.07.14.

Anúncios

3 comentários sobre “A menor casa da maior cidade do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s